ÚLTIMAS POSTAGENS

7 de abr. de 2014

Sociedade e Insetos Sociais

Sociedade é uma das relações ecológicas, comumente encontrada em livros didáticos do ensino fundamental e médio, geralmente associada a grupos de insetos como abelhas, cupins e formigas, devido à organização de colônias e sistema de castas*. Antes de falarmos dos insetos vamos relembrar... o que é Sociedade?

É um agrupamento permanente de indivíduos da mesma espécie. 
Os insetos sociais são ecologicamente bem-sucedidos e exercem efeitos importantes na vida humana.

Mas o que define os insetos como sociais?

Em uma definição mais ampla desse comportamento, são incluídos todos os insetos que interagem de alguma maneira com os membros de sua espécie. Os insetos sociais, pode ser classificados como eusociais (sociais verdadeiros) que compreendem os cupins, as formigas (família Formicidae), algumas abelhas, incluindo a maioria do Apinae e algumas vespas, em especial Vespinae ou subsociais (abaixo do social).


Insetos Sociais: abelhas e vespas

O que caracteriza a eusocialidade?

1. Aspectos como a divisão de trabalho envolvendo um sistema de castas que compreende um grupo reprodutivo restrito de uma ou varias rainhas, ajudado por operárias que são indivíduos não reprodutores. Em cupins e formigas, ocorre um grupo adicional, os soldados que atuam na defesa da colônia;

2. Cooperação entre membros da colônia no cuidado aos jovens;

3. Sobreposição de gerações capazes de contribuir para o funcionamento da colônia.


Que vantagens os insetos sociais têm sobre os demais?

O sistema de castas permite a realização de múltiplas tarefas como forrageamento, alimentação da rainha, cuidados com a prole e manutenção do ninho; a especialização de funções, permite a regulação homeostática*, incluindo a retenção de reservas de alimento em algumas castas ou em larvas em desenvolvimento, e controle comportamental da temperatura e de outras condições microclimáticas dentro do ninho.
Insetos Sociais: cupins e formigas

E qual é a importância dos insetos sociais na natureza?

Cada grupo de insetos sociais contribui de formas diferentes. Alguns economicamente e outros para a natureza, desempenhando um papel importante na cadeia alimentar em ambientes terrestres como é o caso das vespas predadoras (conversaremos sobre vespas predadoras e parasitóides em outra postagem).

Referências:
Gullan, P.J. & Cranston, P.S. Os insetos; um resumo de entomologia. São Paulo: Roca, 2007, 440p.
Sociedade de Insetos. Disponível em <http://www.insectaufv.br> acessado em 06 abril 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário